9 de nov. de 2011

SEMPE e SEMOSP fazem apresentação de suas ações dentro do Programa Cidadania para Todos








A Prefeitura de São Luís realiza, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semgov), a 6ª edição do Programa Cidadania Para Todos, na área Itaqui-Bacanga. As mesas de diálogo estão sendo realizadas na Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB). Nesta segunda-feira (07), a rodada dos debates abordou o tema “Construindo, com cidadania, a cidade do futuro”, que iniciou às 19h, com os representantes das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Projetos Especiais (Sempe) e contou com a presença da primeira-dama Gardênia Castelo.

O programa realizado pela Prefeitura de São Luís tem o objetivo de levar à comunidade as ações e os projetos do governo municipal, que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida da população ludovicense.

Durante a mesa de debate o Secretário da SEMPE, Francisco Barros, explanou sobre o Programa Bacia do Bacanga e falou sobre o andamento de cada projeto dentro dos componentes do Programa. O secretário da SEMOSP, Marco Aurélio, detalhou os programas de saneamento, asfalto e iluminação pública que a prefeitura vem fazendo pela cidade, dando maiores detalhes sobre as ações previstas para a área do Itaqui-Bacanga.

A comunidade presente na reunião agradeceu a presença das autoridades e ao final fizeram vários questionamentos. Para o secretário Francisco Barros duas foram as questões levantadas. Uma sobre a questão da regularização fundiária da área, pois ninguém na região possui a titularidade das suas terras e a outra foi sobre quem serão as pessoas atendidas pelo Pró-Moradia que vai acontecer na região. As duas questões foram respondidas pelo secretário que explicou que negociações já vem sendo realizadas e que em breve cerca de 50 mil famílias devem receber suas titularidades, o que vai beneficiar e valorizar muito os imóveis da região. Quanto a questão do Pró-Moradia o secretário colocou que a prioridade são para aquelas pessoas situadas em área de risco de inundação, que já foram mapeadas pelo Plano de Reassentamento Involuntário (PRI), e que nos próximos meses deve ser entregue para prefeitura. 

As perguntas feitas ao secretário de Obras se voltaram mais para a questão do asfalto no bairro, que se encontra carente desse serviço, mas foram tranqüilizados pelo secretário Marco Aurélio que falou que até o final de novembro essas obras já deverão ter sido iniciadas na área.

A mesa de debate teve um saldo positivo, com ampla participação popular, que se fez presente até o final das apresentações e participaram intensamente, através de perguntas e também de comentários sobre os benefícios que o Programa Cidadania para Todos leva a cada bairro que visita, pois a comunidade é ouvida pelas autoridades e já ouve uma resposta sobre o que é ou não possível de se fazer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário