29 de mai. de 2012

Equipe do Banco Mundial vistoria ações do Programa Bacia do Bacanga




A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe), recebeu nesta semana (de 21 a 25), a visita de uma equipe do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), para avaliação sobre o andamento dos projetos desenvolvidos dentro do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga.
Essa foi uma visita denominada meio termo que visa avaliar todas as ações do Programa. Durante os cinco dias de visita a equipe do Banco foi  a campo verificar as obras e bairros beneficiados. Entre as obras vistoriadas estava a obra de prolongamento e cobertura do Canal do Coroado, que beneficiou  mais de 1500 famílias e agora proporciona um cenário completamente diferente para os moradores do seu entorno, que antes conviviam com o mau cheiro, riscos eminentes de saúde pública, insalubridade e alagamentos, e que hoje possuem seus esgotos recolhidos por um sistema individual, executado durante a obra. A prefeitura agora está em fase de licitação da obra da Praça de Esporte e Cultura do Coroado (Praça PEC), que terá um Centro Cultural com um auditório para 120 lugares, salas de exposições, espaço para cursos, uma quadra
poliesportiva coberta, pista de skate, play-ground, área para jogos
de tabuleiro, canteiros ajardinados e um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Obras - O Canal do Rio das Bicas foi outro ponto percorrido pela equipe do Bird e da Sempe, que além do trecho já em obras localizado atrás da Fundação Bradesco, percorreu também o segundo trecho do Canal, localizado na rua da salina, que deve iniciar suas obras até o mês de julho. Relativo a essa obra, as lideranças comunitárias da área foram convidadas para discutir junto com o Bird e a Sempe sobre as intervenções na área e para conhecerem a complementação ambiental e urbanística que a região irá sofrer. O projeto prevê a implantação de um sistema de coleta de esgoto e  diversos equipamentos públicos, como pista de caminhada, ciclovia, pavimentação das vias existentes e criação de novos acessos, além de praças e um parque ecológico linear do Rio das Bicas. Com trechos do canal aberto e fechado a prefeitura irá valorizar a região com obras que tem conclusão prevista para dezembro de 2013.
A equipe também visitou as obras que estão em andamento no Piancó, do programa Minha Casa Minha Vida, que deverá ser uma das alternativas para abrigar aos moradores das áreas em situação de risco da Bacia do Bacanga. O projeto contempla a construção de escola e posto de saúde na mesma localidade dos apartamentos, o que agradou muito a equipe do Bird, pois “isso facilita a adaptação da comunidade e melhora a qualidade de vida dos moradores, e esse é o objetivo do Programa da Bacia do Bacanga”, afirmou Soraya Melgaço, especialista em reassentamentos do Banco Mundial.

As áreas do Sá Viana, Jambeiro e Piancó que costumam ser alagadas no período chuvoso foram visitadas  e a equipe da Sempe, formada pelos especialistas, Pierre Januário, Paulo Lima, Luiz Jorge Dias e José Antonio Lopes, que apresentaram aos membros do Bird  as soluções que serão implementadas para acabar com os transtornos e deixar toda a região cercada de habitações seguras, urbanizadas e com um ecossistema equilibrado. Para que isso aconteça está prevista para área a pavimentação e readequação de vias existentes, instalação de um parque urbano e a implantação de uma reserva ambiental.
A visita também foi marcada por diversas reuniões e discussões sobre outros projetos desenvolvidos dentro do programa, como o Plano de Marketing Turístico e do Plano de Desenvolvimento Econômico Local, que já foram concluídos e foram elogiados pela equipe do Banco, pelo sucesso das suas propostas, que já se encontram em fase de implementação. 

Projetos - Outros Projetos em andamento e que também receberam comentários positivos da equipe foram o Plano do Cluster de Turismo, que vem sendo desenvolvido em parceira com a Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), e desenvolve ações de políticas públicas que fomentem atividades turísticas em São Luís, e o Plano de Inovação, vem sendo desenvolvido em parceria com o Sebrae e já capacitou 312 micro empresários da área do entorno da Bacia do Bacanga, além de 1.150 pessoas para atuarem na construção civil, e ainda contempla um projeto de coleta seletiva de lixo, feita pelos condutores de veículos de tração animal dos bairros.

Dentre os membros do Bird presentes na missão estavam Oscar Alvarado, líder da missão, Emanuela Monteiro, Especialista em Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Soraya Melgaço, Especialista em Reassentamento, Alexandre Fortes, Especialista Ambiental, João Vicente, Especialista Financeiro e Alexandra Panman, Especialista em Planejamento Urbano.


Ao final da missão, o Secretário da Sempe, Francisco Barros enfatizou que “esta foi uma visita muito positiva, que trouxe novos horizontes para o projeto, que agora entra em sua fase mais produtiva e que mesmo sem sua finalização já apresenta resultados grandiosos para nossa cidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário