4 de jun. de 2012

Evento consolida as ações do Plano de Inovação na área da Bacia do Bacanga



A Prefeitura de São Luís, através das secretarias de Projetos Especiais e de Planejamento, participou nesta quinta (31), no auditório do Sebrae, da solenidade de consolidação do Plano de Inovação, que é um dos projetos desenvolvidos dentro do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, que é realizado pela Prefeitura em parceria com o Banco Mundial (Bird). 
O Plano de Inovação é um projeto que tem como objetivo a geração de emprego e renda, a qualificação de micro empreendedores,  a formação de parcerias estratégicas e a capacitação de condutores de veículos de tração animal para  a coleta de lixo seletivo em lugares que o caminhão não tem acesso. Todas essas ações são focadas nos bairros do entorno da Bacia do Bacanga, área alvo do Programa e executadas pelo Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), que teve também a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), na capacitação dos alunos para atuarem na construção civil, e de parceiros estratégicos como o Sistema Nacional de Emprego (SINE), o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) e a Associação Comercial do Maranhão (ACM). 

Durante o evento, os presentes puderam entender o que é o Plano de Inovação de forma mais ampla através de um vídeo que focava as ações e os resultados atingidos pelo Plano. Na oportunidade também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica, para a criação da Central do Empreendedor que funcionará na sede da ACIB e atenderá os 250 mil moradores da área do ItaquiBacanga. “A prefeitura está de parabéns por ter contratado o Sebraepara realização desse projeto. Sua participação foi impar, por que com a sua expertise, soube como poucos órgãos fazer a ponte entre o poder público, a comunidade e os empresários.”, destacou o Presidente da ACIB, Josuel Silva.
De acordo com José Cursino Raposo, Analista do Sebrae, “a Central do Empreendedor é o embrião de todo o conjunto de serviços que serão disponibilizados na área,que agora não terá mais uma programação eventual, mas vamos ter uma presença permanente e estruturada”.
A solenidade contou com a presença do Secretário Municipal de Projetos Especiais, Francisco Barros, da secretária de Planejamento, Maria do Amparo, da coordenadora municipal da mulher, Sandra Torres, de toda a equipe do Sebrae-Ma, liderados pela superintendente, Simone Macieira, além de representantes da Sociedade Civil e mais de 300 moradores da comunidade atendida pelo Programa.

Durante seu discurso, a superintendente do Sebrae-MA, Simone Macieira pontuou que “para o Sebrae foi o momento de exercitar os melhores conceitos de prestação de serviços ao seu público alvo e de empregar as mais avançadas tecnologias aos beneficiados do Plano de Inovação. Estamos de portas abertas para contribuir para o salto de qualidade neste estado”, enfatizou a superintendente.
O secretário municipal, Francisco Barros, lembrou a todos os presentes que o Plano de Inovação é apenas um dos inúmeros projetos que acontecem dentro do Programa Bacia do Bacanga, que através de obras e projetos voltados para a questão social já vem apresentando uma nova roupagem para os bairros e seus moradores e que esse é o objetivo da prefeitura, trazer melhorias sociais e urbanas para torna São Luís uma cidade cada vez melhor.


O Plano de Inovação contempla a implementação dos seguintes projetos:

a) PROJETO DE INSERÇÃO DE MÃO DE OBRA: 1.217 (hum mil, duzentos e dezessete) moradores da área foram qualificados profissionalmente nos módulos básicos, nos cursos de pedreiro, carpinteiro, bombeiro hidráulico, pintor, auxiliar de obras e armador de ferragens;


b) PROJETO DE IDENTIFICAÇÃO, TREINAMENTO E CONSULTORIA EMPRESARIAL A POTENCIAIS MICRO E PEQUENOS FORNECEDORES LOCAIS: Foi realizado treinamento para 560 micro e pequenas empresas nos cursos de Empreendedorismo; Análise de mercado; Formação de preços de vendas; Análise e planejamento financeiro; Gestão da qualidade - Parcerias eficazes. Além disso, as empresas receberam consultorias individualizadas, com pelo menos 8 (oito) horas deste serviço  em cada empresa atendida, para elas elaborassem seus planos de negócios;

c) PROJETO DE PARCERIAS ESTRATÉGICAS: Durante o evento foi assinado Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de São Luís, SEBRAE, Associação Comunitária Itaqui/Bacanga (ACIB) e Associação Comercial do Maranhão (ACM), para a criação da Central de Prestação de Serviços e Empreendedorismo da área Itaqui-Bacanga, objetivando a realização de ações de consultoria e capacitação empresarial, estudos, pesquisas e ações de incentivo ao associativismo empresarial na área, bem como  estruturar a oferta de trabalhadores qualificados nas atividades abrangidas pelo projeto;

d) PROJETO DE GESTÃO AMBIENTAL: Execução do projeto de gestão ambiental com a criação de ecopontos, ecocentro e capacitação de 120 condutores de veículos de tração animal em coleta seletiva de lixo na região.





2 comentários:

  1. gostaria de sber como nos da area itaqui bacanga vamos participar dessas qualificações que tanto falam? onde devemos nos diriger o que precisa p/ que eu possa ser incluida?

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia, vamos a sua pergunta. Diversas turmas já foram formadas na área, com matérias e fotos que já foram postadas aqui no Blog. Alguns dos locais onde essas formações já aconteceram foram, na Escolinha comunitária Menino Jesus, na Vila Embratel, coordenada pela Dona Glória Farias, Já houveram turmas na Igreja do Filipinho, e em outras localidades, todas na área do entorno da Bacia. Caso a Senhora tenha interesse em participar poderá entrar em contato com a Senhora Márcia Goreth do Sebrae (que é a instituição que executa o Plano de Inovação), pelo telefone 3216.6147. Espero te-la ajudado e qualquer dúvida estamos a disposição para ajuda-la.

    ResponderExcluir