18 de abr. de 2013

Trabalho em parceria acelera o término da obra no Canal do Rio das Bicas


Na manhã desta quarta feira (17), técnicos da Secretaria de Projetos Especiais (SEMPE) e da Secretaria de Urbanismo e Habitação (SEMURH), estiveram percorrendo todo o trecho do Canal do Rio das Bicas, localizado nos bairros do Coroadinho, Salinas e Sacavém, para traçar as estratégias de trabalho que  possibilitem a retomada das obras de drenagem do Canal.


No início do mês, especialistas da SEMPE estiveram em visita ao Canal,  diagnosticando os gargalos que dificultam a passagem da água e causam os alagamentos, para que nesse momento, em que as obras do Canal do Rio das Bicas estão sendo retomadas, os trechos mais complicados sejam logo solucionados.

Para isso o trecho compreendido no fundo das casas localizadas na rua da Felicidade, por onde passa o canal, será a prioridade desse início de obra, que deve passar em seguida para o trecho localizado na rua da União.

O trabalho da SEMURH será o de confirmar um mapeamento já realizado em 2010 e de dar início ao processo de desapropriações de fundos de lotes e casas que estejam compreendidas ao longo do trecho do Canal que dificultam o escoamento das águas, principalmente no período chuvoso, causando alagamentos.


Durante a visita estiveram presentes o Superintendente de Terras e Habitação, Diogo Lima, o Coordenador de Terras do município, Rafael Nunes, o Especialista Ambiental da SEMPE, José Antônio Lopes , o engenheiro responsável pela Obra, Joaquim Adriano e a Assistente Social, Vânia Regina.


Na oportunidade os técnicos conversaram com moradores, fizeram esclarecimentos e ficou marcado que a partir do começo de maio no canteiro da obra, localizado atrás da Fundação Bradesco, terá um escritório social com uma equipe de assistentes e técnicos da prefeitura para dar os esclarecimentos individuais as famílias que serão indenizadas ou desalojadas para novas habitações localizadas nas proximidades dos locais em que já habitam atualmente.

Programa Bacia do Bacanga - A obra do Canal do Coroado faz parte do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, que é um programa que possui o financiamento do Banco Mundial (Bird) em parceria com a Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário