14 de fev. de 2014

Prefeitura vai deflagrar Campanha de Prevenção de Riscos

Instalação de pluviômetros, acompanhada por Breno e Elitânia.
A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) vai deflagrar a partir de segunda-feira (17), o Plano de Ação da Campanha de Prevenção de Riscos. O primeiro bairro beneficiado será o Coroadinho. As ações serão coordenadas pela Superintendência de Defesa Civil (Sudec).

O secretário Breno Galdino explica que, após uma análise minuciosa dos principais pontos de risco de alagamentos na cidade, foi montado um cronograma que, inicialmente, vai contemplar cerca de 20 bairros de São Luís. “Durante a Campanha serão distribuídos panfletos nas comunidades, orientando os moradores sobre a necessidade de prevenção de riscos no período chuvoso. Com isso, seguimos as orientações do prefeito Edivaldo Holanda Júnior de minimizar tanto os riscos de alagamentos e desastres como também prevenir que eles venham a acontecer”, disse.

São Luís conta hoje com mais de 66 pontos críticos. A Defesa Civil Municipal busca não só prevenir, mas buscar também soluções para efetivar de vez a estabilização deles no local de risco, e que não traga risco nenhum à sua segurança. “Nesse sentido, elencamos, inicialmente, os pontos mais críticos para esse cronograma. Nesta Campanha, cumpre destacar, que teremos o apoio inclusive de agentes mirins que foram treinados e participaram de cursos de aperfeiçoamento promovidos pela Defesa Civil Municipal. E com esse trabalho, esperamos, sim, conscientizar a população de que ela também é peça fundamental para prevenir estes tipos de riscos de sinistros”, destaca Breno Galdino.

AJUDA DA PANGEA

O Plano de Ação da Campanha de Prevenção de Riscos conta com apoio de uma equipe da PanGea/Geologia e Estudos Ambientais, composta de cinco geólogos e dois técnicos ambientais. “Essa equipe está nos ajudando e muito, tanto trocando informações como preparando uma análise detalhada sobre os pontos de risco, para fazer um mapeamento geral e, assim, alimentar o Sistema Nacional. E o mais importante, transformar isso em mapas cartográficos que possam nos dar a real dimensão, através do estudo de solos, relevos, clima, período chuvoso e índice pluviométrico. Quanto mais detalhes, mais informações tivermos, mais fácil será tratar o problema em cada área específica”, avaliou.

O governo federal está iniciando esse mapeamento nos estados onde apresentam os maiores riscos. E a capital maranhense, São Luís, está incluída no processo. Em conjunto, as equipes estão construindo um detalhamento mais rico de cada ponto de risco e, dessa forma, desenvolver de forma mais precisa a atividade de prevenção e de contenção de sinistros.

A superintendente da Defesa Civil, Elitânia Barros, lembra que o período chuvoso é o melhor momento para desenvolver a Campanha de Prevenção de Riscos. “Esta Campanha educativa chega na hora certa, porque já tivemos algumas chuvas em nossa cidade. Então, é bom levar os conhecimentos de Defesa Civil à população. Por exemplo, que os moradores das áreas de risco não precisam mexer nas barreiras, evitar colocar lixo onde não deixar fazer; lixo tem de ser colocado no lixo. Ou seja, obedecer criteriosamente os dias de coleta de lixo nas suas respectivas comunidades”, observou.

Durante as visitas às comunidades haverá a distribuição de folders e, também, adesivos com o número de contato da Sudec. Estas providências vão contribuir para a população ficar bem informada. No nosso folder educativo consta “Saiba o que fazer e o que não fazer numa ocorrência”, ou seja, orientações a serem seguidas no momento de uma ocorrência de sinistro.

“Essa Campanha, de grande valor educativo e preventivo no momento atual, vai contemplar moradores dos 66 pontos de risco existentes em São Luís. Toda equipe da Defesa Civil está mobilizada, inclusive com plantão 24 horas. O telefone para contato é o 3212-8473 ou o 153 , finaliza a superintendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário