4 de jul. de 2011

Prefeitura encerra com sucesso a primeira turma de Armadores de Forma e Ferragens do Programa Bacia do Bacanga

A Prefeitura de São Luís e o Banco Mundial (Bird), através da Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe) e da Secretária Municipal de Planejamento (Seplan), realizaram sexta feira (17) o encerramento da primeira turma do Plano de Inovação, que tem como meta formar mais de mil moradores da área de atuação do Programa Bacia do Bacanga, para trabalharem na construção civil.

O Plano de Inovação está sendo desenvolvido em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e contempla quatro projetos que irão beneficiar de diferentes maneiras os moradores atingidos pelo Programa da Bacia do Bacanga, que cobre 45 bairros de São Luís. Um dos projetos é o de inserção de mão de obra local nas intervenções do programa, gerando dessa forma oportunidades dentro das comunidades.

Com a parceria do Sebrae e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Plano de Inovação, desenvolvido dentro do Programa Bacia do Bacanga, pretende forma dezesseis turmas, totalizando 1.050 alunos capacitados para atuarem nas diversas especialidade da construção civil (Pedreiros, Armadores de Formas e Ferragens, Bombeiros Hidráulicos, Eletricistas Prediais, Pintores e Auxiliares de Serviços Gerais).

A primeira turma a terminar toda a parte teórica e prática do curso foi a turma de gênero (formada apenas por mulheres), na Vila Embratel, que tiveram suas aulas ministradas na escola comunitária Menino Jesus. A primeira turma formada foi na especialidade de Armadores de Formas e Ferragens, onde aprenderam a construir estruturas metálicas que servem de alicerce às construções, a segunda turma será de pedreiros e deve ser finalizada nesta semana.

Para que o fruto desse trabalho rendesse resultados, o grupo gestor do projeto buscou uma parceria com o Sindicato da Construção Civil do Maranhão (Sinduscom), para que ao final do curso lhes fosse oferecido um estágio de três meses, que lhe possibilitem uma oportunidade no mercado de trabalho.

Durante a cerimônia estiveram presentes o especialista da Sempe, Nonato Fernandes, o superintendente de programas e projetos da Seplan, Artur Thiago, a diretora superintendente do Sebrae, Simone Macieira, e a gestora do projeto coordenado pelo Sebrae, Barbara Itapari.

Empresas interessadas em promover a inserção dessa mão de obra poderá entrar em contato como Sebrae através de sua Central de Relacionamento: 0800 570 0800.










Nenhum comentário:

Postar um comentário