13 de set. de 2013

Prefeitura apresenta projetos aos moradores do Sá Viana

Encontro serviu para detalhar andamento das ações do Programa Bacia do Bacanga.

Na noite desta quinta-feira (12), representantes das secretarias municipais de Projetos Especiais (Sempe), Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Criança e Assistência Social (Semcas) estiveram presentes em uma reunião com moradores do bairro do Sá Viana e adjacências. O encontro serviu para discutir assuntos relacionados às obras previstas para a área, sobre o Programa Bacia do Bacanga e as ações assistenciais já planejadas.

A reunião, realizada na sede da União dos Moradores do Sá Viana, serviu para que moradores e lideranças presentes pudessem entender com mais detalhes o andamento das ações do Programa Bacia do Bacanga.

Os especialistas da Sempe, Antônio Filho e José Antonio Lopes, fizeram uma apresentação do Programa, com um resumo dos projetos já concluídos, o status atual das ações e mostraram o que já está planejado para a área da margem esquerda da Bacia do Bacanga.

A principal dúvida dos moradores foi relacionada aos reassentamentos, que já tiveram sua fase de identificação e cadastro realizada. O Especialista Socioambiental do Programa, José Antonio Lopes esclareceu que até dezembro deve ser dada a ordem de serviço para que uma nova empresa inicie o processo de atualização cadastral e faça o remanejamento das famílias que estão em áreas de risco de inundação.

“O processo de reassentamento teve uma demora maior que o previsto inicialmente, pois todo o planejamento que vinha sendo feito para uma determinada área na Vila Embratel foi inviabilizada por questões jurídicas. Tivemos que partir para uma nova alternativa, o que nos demandou tempo para que tudo fosse acertado e pudéssemos finalmente garantir diversas opções de compensação para as famílias que serão afetadas”, informou Antonio Lopes.

O líder comunitário e presidente da Associação de Moradores do Sá Viana, Alex Kenned Rodrigues, colocou entre as demandas da comunidade a pavimentação das ruas do bairro. O superintendente do Grupo Gestor do PAC (Gepac/Semosp), Roberto Sousa, explicou aos presentes que as obras do sistema de abastecimento de água foram reiniciadas nesta semana no bairro; e que a pavimentação das ruas está prevista para depois da implantação das redes de água e esgoto.

A Barragem do Bacanga foi outro ponto abordado pela comunidade e os especialistas presentes explicaram que a mesma é de responsabilidade do Governo do Estado, que já fez um projeto executivo para recuperação da estrutura. Durante reunião realizada em julho deste ano, entre a Sempe, o Banco Mundial (Bird) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura, foi firmado o compromisso de iniciar as obras em 2014.

O secretário da Sempe, Gustavo Marques, reforçou o compromisso da Prefeitura em investir na região do Bacanga. “A área terá em breve um volume grande de investimentos por parte da Prefeitura, que será a responsável pela implantação de um sistema de esgotamento sanitário que não existe até o momento. Posteriormente, serão iniciados os trabalhos de pavimentação, além da implantação de espaços públicos importantes, que trarão mudanças positivas para toda a margem esquerda da Bacia do Bacanga”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário