20 de set. de 2013

Prefeitura recebe relatório socioeconômico do município

Comissão técnica de avaliação do projeto
A Fundação Sousândrade entregou, na última quinta-feira (18), o relatório Sócioeconômico do Município de São Luís para a administração municipal. A entrega ocorreu no auditório do Núcleo de Computação Aplicada (NCA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Este é o primeiro produto, fruto da contratação da Fundação Sousândrade, para a implantação do Departamento de Informação e Inteligência Econômica (DIIE), iniciativa do Plano de Desenvolvimento Econômico Local do Município de São Luís.

Desde 2008, o mapa socioeconômico do município não passava por atualizações. Porém, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, entendendo a importância dessa ação, firmou contrato com a Fundação Sousândrade, através do Programa Bacia do Bacanga, gerido pela Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe). A realização do trabalho envolveu a participação de professores da UFMA e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O Departamento da Informação e Inteligência Econômica terá como objetivo a geração de informação estratégica para a melhor tomada de decisões das secretarias municipais, além da manutenção e atualização do Portal Socioeconômico, dada sua grande importância para uma leitura sobre a situação atual do município de São Luís. O DIIE é mais uma ação do Programa Bacia do Bacanga que tem como um de seus objetivos o fortalecimento da gestão municipal e o desenvolvimento econômico local.

Depois de implementado, o Departamento será gerido e operacionalizado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), e terá como instrumento principal o Portal Socioeconômico do Município, outro produto a ser entregue pela Fundação Sousândrade.

“O Portal Socioeconômico será uma ferramenta poderosa, concentradora de informações de grande relevância para o município, que servirão não apenas para orientação das ações da administração municipal, mas para qualquer cidadão interessado em entender a situação em que o município se encontra, sob diversos ângulos, como: educacional, de saúde, econômico e outros”, garantiu o coordenador do projeto pela Fundação Sousândrade, Marcelo Melo.

Ele esclareceu que com a entrega do relatório socioeconômico, tem início a fase de criação de um sistema, acessado via web, para agregar todas as informações de forma fácil e intuitiva para os servidores municipais, futuros investidores, pesquisadores e os cidadãos.

“Acredito que dois pontos foram muito positivos na elaboração desse mapa socioeconômico. Um deles foi a congregação de diversas fontes, sempre retiradas de estatísticas oficiais, para a montagem dos dados que estarão inseridos dentro do portal. A outra foi o nível dos profissionais envolvidos na realização desse trabalho” afirmou o coordenador.

A comissão técnica de avaliação do projeto pela Prefeitura de São Luís é formada pelos representantes da Seplan: Laura Carneiro, Danilo Pereira e Eduardo Celestino; pela superintendente de Pesquisa, Documentação e Projeto do Instituto de Cidadania, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid), Patrícia Trinta; e pelos representantes da Sempe: Ayresdiaires Ayres e Maria Helena.

A equipe da Fundação Sousândrade que está trabalhando no projeto é formada pelo coordenador Marcelo Melo; pelo consultor Paulo Aguiare Anselmo Cardoso; pelos técnicos de web design, Geraldo Braz Júnior e Simara Vieira; e com contribuições acadêmicas dos professores Felipe de Holanda, Dionatan Silva Carvalho, Talita de Sousa Nascimento, Roberto Matos, Igor Oliveira e Rafael Thalysson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário