19 de set. de 2011

Equipe técnica do Banco Mundial realizam visitas as obras do Programa Bacia do Bacanga



A prefeitura de São Luís, recebeu nesta segunda e terça (12 e 13), a visita  de dois membros do Banco Mundial (Bird), Emanuela Monteiro,  especialista em desenvolvimento urbano e o Alexandre Fortes, especialista ambiental, para supervisão do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga e visita as obras que estão em andamento.
O Programa possui o financiamento do Banco Mundial e da Prefeitura, que formaram uma parceira para realização de obras e projetos sociais que visam desenvolver ações de melhoria nas questões ligadas a moradia, renda e qualidade de vida daqueles que moram no entorno da Bacia do Bacanga.

 Reuniões foram coordenadas pelo secretário Francisco Barros, da Secretária Municipal Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe), que é a responsável pela execução do Programa Bacia do Bacanga. Os especialistas da secretária, Pierre Januário, José Antonio Lopes, Luiz Jorge Dias, Paulo Lima, Nonato Fernandes e Guiomar Camargo, estiveram presentes tanto nas reuniões quanto nas visitas e realizaram todas as explicações sobre todos os aspectos do Programa. Durante as reuniões os membros do Bird puderam entender o andamento dos trabalhos, principalmente nos assuntos relativos as questões ambientais que abrangem as localidades em que as obras serão realizadas.

Os especialistas da Sempe acompanharam a equipe durante as visitas de campo que envolveu as obras no: Canal do Coroado, Canal do Rio das Bicas, áreas  alagáveis das margens esquerda e direita da Bacia do Bacanga e as redes coletoras de esgoto e de distribuição de água na Vila Embratel e Sá Viana.
Com dois dias de intensas atividades, os técnicos do Banco concluíram que a Prefeitura de São Luís e a Sempe estão de acordo com os processos contratados e as regras do BIRD e agendaram nova missão para o mês de outubro, aonde outros aspectos do Programa serão avaliados, tais como: Plano de Cluster Turístico, Plano de Marketing Turístico, Plano de Inovação (capacitação de mão de obra local para atuação na construção civil), e outras iniciativas desenvolvidas dentro do Programa Bacia do Bacanga serão apresentadas.


O Programa Bacia do Bacanga possui algumas ações de abrangência para toda a cidade, mas seu foco principal atingi 45 bairros da capital. Como enfatizou o secretário Francisco Barros, “o programa tem caminhado a passos largos para trazer o desenvolvimento para uma área que antes não tinha sido atendida, que sofria com inundações, mas que agora pode acreditar que será contemplada com uma vida mais digna”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário