19 de set. de 2011

Prefeitura apresenta plano de desenvolvimento turístico em São Luís



A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Turismo (Setur) e Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe), recebeu, na última quinta-feira (15), o Plano de Desenvolvimento do Cluster de Turismo da capital maranhense. A entrega foi feita pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), contratada para avaliar a condição do turismo ludovicense, detectar problemas e criar estratégias de melhoria.

Cerca de 50 pessoas estiveram no Hotel Costa Atlântico para entender o que é o cluster e quais os objetivos dos estudos. A mesa diretora foi composta pelos titulares da Setur e da Sempe, Liviomar Macatrão e Francisco Barros, respectivamente, além dos representantes portugueses Pedro Saraiva e André Barbosa, que iniciou as atividades e mediou o debate.

A SPI realizou pesquisas e entrevistas que possibilitam entender os potenciais turísticos da cidade e também apresentar soluções para os pontos desfavoráveis. Foi constatada, então, a necessidade de trabalhar dois segmentos: o turismo de eventos e negócios e o turismo cultural.


“Houve bastante adesão ao evento, vários representantes do trade compareceram e isso é salutar. É uma prova de que toda e qualquer ação positiva voltada para o turismo local será muito bem recebida e trabalhada em parceria. Com este estudo que temos em mãos, podemos ser mais objetivos nas nossas atividades”, comentou o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão.

Agora, a Setur trabalhará ostensivamente em três dos sete segmentos necessários para o desenvolvimento do turismo da cidade, seguindo critérios do Ministério do Turismo. Para o presidente do São Luís Convention Visitors e Bureau, Nan Souza, o documento é de suma importância para o ramo chave da entidade, que é a captação de eventos.

“Esse estudo é fundamental, já que não dá para se improvisar em nenhuma atividade, ainda mais no turismo, que é um segmento de uma sensibilidade muito grande. O turismo de eventos e lazer é extremamente rigoroso e busca determinado local onde tem perspectiva de negócios”, disse.


Planos – A partir da consolidação de mais esses dois segmentos, serão desenvolvidos outros projetos, como a criação de Portal do Cluster, Centro de Atendimento ao Turista, Guia do Investidor, Diplomacia Econômica, Rede Certificada de Empresas e um Centro de Capacitação.

O Cluster Turístico em São Luís tem o objetivo de discutir formas de implantar projetos que viabilizem os atrativos turísticos ludovicenses e dotado de equipamentos e serviços de qualidade, com excelência gerencial. O projeto busca reunir os diversos segmentos que movimentam o turismo local, para juntos desenharem as estratégias que irão fortalecer o segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário