29 de set. de 2011

Programa Bacia do Bacanga é apresentado aos membros da SECID

O Secretário Municipal de Projetos Especiais (Sempe), Francisco Barros, se reuniu na manhã desta quarta feira (21), com os membros da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) para apresentar o Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, desenvolvido pela Prefeitura com a parceria do Banco Mundial (Bird), que financia 60% do Programa.
A idéia para este encontro surgiu depois da apresentação do Programa na câmara de vereadores, onde ficou claro a necessidade de se firmar parcerias entre o Município e o Estado para um entendimento sobre as futuras ações que são necessárias para que a população seja beneficiada com um Programa desse porte.
Na reunião o secretário e a equipe de especialistas da Sempe, Pierre Januário, Nonato Fernandes, Luiz Jorge Dias e José Antonio Lopes, fizeram a apresentação do Programa fazendo as explicação desde seu inicio até o status atual e previsões de entrega das obras e projetos.
O Programa Bacia do Bacanga, abrange em alguns aspectos toda a São Luís e em outros, os bairros do entorno da Bacia do Bacanga, constituído por uma população de mais de 238 mil pessoas, sendo mais de 67 mil beneficiadas diretamente pelo Programa.
O secretário fez uma apresentação aos membros da Secid onde explicou a divisão do programa em três componentes:
·       Componente 1: Fortalecimento da Gestão Municipal e Desenvolvimento Econômico Local
·       Componente 2: Melhoria do Saneamento Básico
·       Componente 3: Melhorias Urbanas e Ambientais
Um dos temas  mais debatidos durante a reunião foi o atual estado físico da Barragem do Bacanga, que está sob a administração do Estado e é de fundamental importância para o sucesso do "Programa do Bacanga" . Atualmente a Barragem necessita de algumas melhorias para seu perfeito funcionamento. O secretário Francisco Barros explicou que  vem tentando  junto ao Governo do Estado implementar ações que venham a resolver essa questão, pois  caso haja problemas de rompimento na mesma, áreas abrangidas pelo Programa serão diretamente atingidas, prejudicando sobremaneira o alcance das ações efetivadas. Em função do exposto, a Sempe e a Secid, em comum acordo, afirmaram que o  encontro ocorrido será um de muitos à ainda acontecerem, já que  o consenso é de que o mais importante será o beneficio da população em foco.
Os especialistas da Sempe apresentaram em detalhes cada ação presente nos 3 componentes do programa, explicando o que será feito em cada etapa.
Ao final Francisco Barros enfatizou que a Sempe está de portas abertas para receber a todos e que “nos nossos meios de comunicação é muito fácil encontrar todas as nossas ações, pois está é inclusive uma das exigências feitas pelo Bird e que buscamos cumprir a risca, pois também acreditamos ser de suma importância a transparência nas ações desenvolvidas pela secretaria”.
Os representantes da SECID presente foram, Carlos Sampaio, Tadeu Lima, Antonio Gualhado, Frederico Brunett e Ivson Medeiros, que falaram que também estão a disposição para somar junto ao Programa e que a Secretaria da Cidades também estava a disposição e que com certeza novas reuniões deveriam surgir depois desse encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário