9 de out. de 2011

Parte da avenida dos Africanos permanecerá interditada até novembro


 
A obra de retificação do Canal do Coroado, que vem sendo realizada pela prefeitura de São Luís, deve durar até o final do mês de novembro para concluir a travessia da Avenida dos Africanos, fazendo a junção do canal com o Rio das Bicas. O prazo inicial  teve de ser revisto, pois a Santa Cruz Engenharia, empresa responsável pela obra, encontrou diversos obstáculos para a construção da galeria, o que forçou a empresa a realizar parte das escavações manualmente e não por escavadeiras hidráulicas, como estava previsto inicialmente, o que aceleraria o termino da obra.
O engenheiro responsável pela obra, Joaquim Monteiro, disse que “durante as escavação da área de travessia da Avenida dos Africanos detectamos que as 2 adutoras da concessionária local, com diâmetro de 500 e 600 mm, estão assentadas em níveis mais baixos do que os previstos no projeto, além de algumas tubulações em PVC de água potável, ligações indevidas na rede local, rede de telefonia e 3 manilhas em concreto armado com diâmetro de 1000 mm, com um constante e grande fluxo de água em seu interior. Todos esses itens juntos posicionados abaixo do esperado dificultaram o uso de máquinas para realização do trabalho”
Para sanar todos os problemas o engenheiro responsável explicou que a Santa Cruz Engenharia teve de paralisar as escavações para executar a concretagem de um bloco sob a adutora de maior dimensão, com o objetivo de manter sua integridade, evitando riscos de rompimento e disse que também realizaram o escoramento de todas as redes existentes. Ele ainda afirmou que existe outra interferência a ser transposta no meio da avenida,  uma adutora de 900 mm, que por ser uma tubulação de grande diâmetro, os cuidados precisarão ser redobrados.
O Secretário Francisco Barros, da Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais (SEMPE), cobrou agilidade na obra e o engenheiro responsável, Joaquim Monteiro, garantiu que a empresa está buscando todas as formas de acelerar a conclusão da mesma e para isso já foram montados dois turnos de trabalho, que funcionarão pela manhã e pela noite, para tentar liberar a avenida nos próximos 40 dias.
Trânsito na Avenida dos Africanos – com a permanência da obra o trânsito nas proximidades da reserva do Exército continuará lento. Uma faixa de duzentos metros continuará interrompida, sendo que o fluxo de veículos está sendo realizado por uma única pista com mão dupla.
Tudo está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), que foi novamente notificada sobre a ampliação do prazo e estará acompanhado o trânsito na localidade até o final das obras.
Canal do Coroado - A obra de ampliação e retificação do Canal do Coroado, faz parte do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, que tem a parceria do Banco Mundial (Bird), e visa beneficiar 15 mil pessoas de bairros adjacentes ao Canal, entre Coroado, Filipinho e João Paulo.
O engenheiro da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe), Paulo Lima, explicou que, pelo projeto executivo elaborado, o Canal do Coroado será ampliado até o Rio das Bicas. Para isso é necessário realizar a transposição da Avenida dos Africanos. Todo o canal terá 354,2 metros de extensão, com  6m largura e 2m de altura, em concreto armado. “Os alagamentos ocorrem porque  não há condições de escoamento das águas devido ao assoreamento das galerias existentes sob a Avenida dos Africanos, no Bairro do Coroado. Com a obra, as águas pluviais poderão escoar até o Rio das Bicas, realizando seu curso natural, solucionado, assim, o problema de existente de drenagem ”, ressaltou Paulo Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário