13 de out. de 2011

Prefeitura lança Plano de Marketing e Marca Turística para fortalecer imagem de São Luís


A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Turismo (Setur) e de Projetos Especiais (Sempe), lançou, no Hotel Luzeiros, o Plano Estratégico de Desenvolvimento e Implementação de Marketing Turístico e apresentou a Marca Turística da capital maranhense. O objetivo é criar estratégias e ações que orientarão a construção da imagem e o posicionamento da cidade como destino turístico no mercado interno e eventuais oportunidades na esfera internacional, movimentando a economia com geração de mais emprego e renda.
Fizeram parte da mesa do evento o prefeito de São Luís, João Castelo, a primeira-dama Gardênia Gonçalves, os secretários municipais de Projetos Especiais e de Turismo, Francisco Barros e Liviomar Macatrão; o presidente do São Luís Convention & Bureau, Nan Souza, o vereador José Joaquim, o deputado Evangelista Neto, o adjunto de Turismo do Estado, Carlos Martins, representando o secretário Jura Filho, representantes do trade turístico e das Forças Armadas.
As diretrizes do Plano e a Marca Turística foram apresentadas, durante o evento, pelo consultor do Consórcio Máquina Da Notícia/Chias Marketing, responsável pela criação dos projetos, Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).
O evento contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre representantes de trade turístico - composto por bares e restaurantes, hoteleiros, agentes de viagens, turismólogos, guias -, secretários municipais, vereadores, deputados, além da imprensa. O prefeito João Castelo, que oficializou o lançamento do Plano, destacou, em seu discurso, a importância do fortalecimento do turismo para a capital maranhense.
“São Luís precisava desse Plano e já vai entrar o ano que vem, que é o ano do seu quarto centenário, com o marketing adequado e uma marca turística. Uma das metas principais  do nosso trabalho é realmente investir no turismo, pois é o setor que mais gera empregos e renda no mundo e, melhor, sem discriminação de nível social, faixa etária e poder aquisitivo; enfim o turismo dá chances para todos”, enfatizou João Castelo.
A elaboração do Plano iniciou em 2010 e passou por três etapas fundamentais para a implementação de suas diretrizes: Diagnóstico, Estratégia de Marketing e Operacionalização. O Consórcio Máquina da Notícia/Chias Marketing coordenou a implementação, desenhará e executará as ações de promoção previstas. Ele foi responsável pela criação da marca, a partir de uma disputa entre agências de todo o Brasil.
Divulgação eficaz - Durante o evento, Liviomar Macatrão destacou a importância do Plano e da marca como o importante ponto de partida na divulgação eficaz da cidade e seus atrativos turísticos em outras cidades do Brasil e do mundo. “Hoje podemos dizer que São Luís está nas ‘prateleiras’ das agências de viagens brasileiras. Nunca a cidade esteve tão em evidência no mercado turístico nacional e, inclusive, no exterior. Devemos isso ao esforço mútuo da Prefeitura de São Luís e do trade ludovicense, que nos apoia na divulgação da cidade e seus principais atrativos em mercados prioritários e participações em feiras e eventos”, enfatizou.
O Plano de Marketing é um dos projetos viabilizados dentro do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, financiado pelo Banco Mundial (Bird), que possui, em suas propostas, ações mais amplas que têm como objetivo beneficiar a cidade de forma global.
"O Plano São Luís vai proporcionar a consolidação de uma nova marca para a cidade que, aliada ao planejamento estratégico, irá fortalecer os diversos setores ligados ao turismo local, trazendo consigo um significativo aumento no número de visitantes, desenvolvendo a economia através do imenso potencial turístico que a cidade apresenta”, explicou Francisco Barros.
Consórcio - O Consórcio Máquina Da Notícia/Chias Marketing tem 16 anos de atuação e possui uma ampla e consolidada cobertura no Brasil e no exterior.
Já a Chias Marketing é uma empresa de consultoria em marketing que atua no Brasil desde 1995 e se destaca pelo amplo conhecimento em marketing turístico adquirido por meio da elaboração e implantação de trabalhos nos mercados nacional e internacional.
Segundo Eduardo Sanovicz, o Plano posicionará a cidade de maneira focada e eficaz no mercado turístico. Durante o evento, ele falou sobre os próximos passos. “A ideia é posicionar a cidade de acordo com as tendências mais contemporâneas da gestão e da promoção do turismo, hoje existente no país e no mundo. A partir de agora é começar a discutir a operacionalidade do Plano e executá-lo”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário