A Prefeitura de São Luís, por meio das
secretarias municipais de Turismo (Setur) e de Projetos Especiais (Sempe),
lançou, no Hotel Luzeiros, o Plano Estratégico de Desenvolvimento e
Implementação de Marketing Turístico e apresentou a Marca Turística da capital
maranhense. O objetivo é criar estratégias e ações que orientarão a construção
da imagem e o posicionamento da cidade como destino turístico no mercado
interno e eventuais oportunidades na esfera internacional, movimentando a
economia com geração de mais emprego e renda.
Fizeram parte da mesa do evento o
prefeito de São Luís, João Castelo, a primeira-dama Gardênia Gonçalves, os
secretários municipais de Projetos Especiais e de Turismo, Francisco Barros e
Liviomar Macatrão; o presidente do São Luís Convention & Bureau, Nan Souza,
o vereador José Joaquim, o deputado Evangelista Neto, o adjunto de Turismo do
Estado, Carlos Martins, representando o secretário Jura Filho, representantes
do trade turístico e das Forças Armadas.
As diretrizes do Plano e a Marca
Turística foram apresentadas, durante o evento, pelo consultor
do Consórcio Máquina Da Notícia/Chias Marketing, responsável pela criação dos
projetos, Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Empresa Brasileira de Turismo
(Embratur).
O evento contou com a participação de mais de
300 pessoas, entre representantes de trade turístico - composto por bares e
restaurantes, hoteleiros, agentes de viagens, turismólogos, guias -,
secretários municipais, vereadores, deputados, além da imprensa. O prefeito
João Castelo, que oficializou o lançamento do Plano, destacou, em seu discurso,
a importância do fortalecimento do turismo para a capital maranhense.
“São Luís precisava desse Plano e já vai
entrar o ano que vem, que é o ano do seu quarto centenário, com o marketing
adequado e uma marca turística. Uma das metas principais do nosso trabalho é realmente investir
no turismo, pois é o setor que mais gera empregos e renda no mundo e, melhor,
sem discriminação de nível social, faixa etária e poder aquisitivo; enfim o
turismo dá chances para todos”, enfatizou João Castelo.
A elaboração do Plano iniciou em 2010 e
passou por três etapas fundamentais para a implementação de suas diretrizes:
Diagnóstico, Estratégia de Marketing e Operacionalização. O
Consórcio Máquina da Notícia/Chias Marketing coordenou a implementação, desenhará e
executará as ações de promoção previstas. Ele foi responsável pela criação da
marca, a partir de uma disputa entre agências de todo o Brasil.
Divulgação
eficaz - Durante o evento, Liviomar Macatrão destacou a
importância do Plano e da marca como o importante ponto de partida na
divulgação eficaz da cidade e seus atrativos turísticos em outras cidades do
Brasil e do mundo. “Hoje podemos dizer que São Luís está nas ‘prateleiras’ das
agências de viagens brasileiras. Nunca a cidade esteve tão em evidência no
mercado turístico nacional e, inclusive, no exterior. Devemos isso ao esforço
mútuo da Prefeitura de São Luís e do trade ludovicense, que nos apoia na
divulgação da cidade e seus principais atrativos em mercados prioritários e
participações em feiras e eventos”, enfatizou.
O Plano de Marketing é um dos projetos
viabilizados dentro do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da
Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, financiado pelo Banco Mundial (Bird),
que possui, em suas propostas, ações mais amplas que têm como objetivo
beneficiar a cidade de forma global.
"O Plano São Luís vai proporcionar a
consolidação de uma nova marca para a cidade que, aliada ao planejamento
estratégico, irá fortalecer os diversos setores ligados ao turismo local,
trazendo consigo um significativo aumento no número de visitantes,
desenvolvendo a economia através do imenso potencial turístico que a cidade
apresenta”, explicou Francisco Barros.
Consórcio
- O Consórcio
Máquina Da Notícia/Chias Marketing tem 16 anos de atuação e possui uma ampla e
consolidada cobertura no Brasil e no exterior.
Já a Chias Marketing é uma empresa de
consultoria em marketing que atua no Brasil desde 1995 e se destaca pelo amplo
conhecimento em marketing turístico adquirido por meio da elaboração e
implantação de trabalhos nos mercados nacional e internacional.
Segundo Eduardo Sanovicz, o
Plano posicionará a cidade de maneira focada e eficaz no mercado turístico.
Durante o evento, ele falou sobre os próximos passos. “A ideia é posicionar a
cidade de acordo com as tendências mais contemporâneas da gestão e da promoção
do turismo, hoje existente no país e no mundo. A partir de agora é começar a
discutir a operacionalidade do Plano e executá-lo”, finalizou.
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