22 de out. de 2011

Representantes do Bird fazem avaliação positiva do Programa Bacia do Bacanga



A Prefeitura de São Luís recebeu a visita de sete representantes do Banco Mundial (Bird), parceiros no financiamento do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, desenvolvido pela Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe), que a cada ação desenvolvida vai realizando parcerias com outras secretarias municipais.

Durante os três dias de missão foram apresentados os aspectos gerais do programa nas questões sociais, ambientais, financeira, jurídica, obras, reassentamento e gestão do programa.

A Sempe é uma secretaria criada para trabalhar com projetos financiados com recursos internacionais, pois estes exigem alguns processos específicos. Na missão iniciada na última quinta feira (13) e finalizada no sábado (15), os especialistas e técnicos da Sempe se reuniram com os diversos especialistas do Bird, para uma análise sobre cada segmento trabalhado dentro do Programa, que abrange em alguns aspectos toda a São Luís e em outros, os 45 bairros do entorno da Bacia do Bacanga, com uma população de mais de 238 mil pessoas.

Durante as reuniões todos os três componentes foram debatidos: Componente 1: Fortalecimento da Gestão Municipal e Desenvolvimento Econômico Local, Componente 2: Melhoria do Saneamento Básico e Componente 3: Melhorias Urbanas e Ambientais.

Dentro de cada componente foi explicado o andamento das ações.

Componente 1 - O Plano de Desenvolvimento Econômico Local, realizado com ampla participação dos setores públicos, privados e da sociedade civil organizada. Atualmente o Plano está na sua fase final, e deve ser entregue até final de 2011. No Plano de Marketing Turístico para São Luís, foi entregue a marca de São Luís em solenidade que contou com a presença do prefeito, João Castelo, na última terça feira (11). O Plano do Cluster Turismo de São Luís, teve sua entrega realizada no dia 15 de setembro, e agora entra na sua fase de implementação que deve finalizar apenas ao final de 2012. O Plano de Inovação, vem sendo desenvolvido em parceria com o Sebrae e objetiva capacitar 312 micro empresários da área do entorno da Bacia do Bacanga, além de 1.050 pessoas para atuarem na construção civil e ainda contempla um projeto de coleta seletiva de lixo, feita pelos carroceiros dos bairros. Este Plano está previsto para encerrar no final do ano de 2011.

Componente 2 – Neste componente está em andamento: O Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico, que tem como função o diagnóstico da situação da infraestrutura e prestação dos serviços de água e saneamento em São Luís, que deve ser concluído ainda esse ano. A Recuperação do Canal do Coroado, que está na fase de travessia da Avenida dos Africanos, que deve ser concluída até o final de novembro. O canal do Rio das Bicas no Salinas/Sacavém, que está com dois meses de trabalho e está com as obras bem adiantadas, mas que ainda deve demorar pouco mais de 18 meses.

Componente 3 – Este componente contempla o Plano de Reassentamento de Famílias, que está na fase de finalização dos cadastros das pessoas que moram nas áreas de risco, mas que ainda deve demorar cerca de quatro meses para entregar um relatório completo sobre como o reassentamento deve ser realizado. Ainda nesse componente estão questões ligadas a Educação Ambiental, que irá trabalhar com as pessoas, adultos e crianças, que moram nas proximidades da Bacia, para que as mesmas entendam sobre a necessidade de se preservar uma área tão importante da cidade.

Dentre os membros do Bird presentes na missão estavam Oscar Alvarado, líder da missão, Emanuela Monteiro, Especialista em Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Soraya Melgaço, Especialista em Reassentamento, Luciano Wuerzius, Especialista Jurídico, Alexandre Fortes, Especialista Ambiental, João Vicente, Especialista Financeiro e Alexandra Panman, Especialista em Planejamento Urbano.

Ao final da missão, o Secretário da Sempe, Francisco Barros enfatizou que “a parceria entre Bird e Prefeitura de São Luís é fundamental para um melhor andamento dos processos e que essas visitas ajudam a melhorar a dinâmica das ações, na medida em que a equipe do Banco está sempre apta a compartilhar seus conhecimentos adquiridos em outros projetos. Isso nos ajuda muito a melhorar e seguir em frente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário