27 de jan. de 2012

O Prefeito João Castelo realizou visita técnica às obras do Canal no Rio das Bicas


O prefeito de São Luís, João Castelo, visitou na segunda feira dia 23/01/2012, às 10h, as obras de canalização do córrego Salinas do Sacavém e do Rio das Bicas. A visita teve início no canteiro de obras montado na Rua Bom Jesus, no Coroadinho, ao lado da Fundação Bradesco. O Prefeito e sua comitiva estavam acompanhados pelo Secretário de Projetos Especiais, Francisco Barros, responsável pela obra, e por lideranças comunitárias locais.


A obra faz parte do componente dois, que trata das melhorias de água e saneamento, do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, que acontece devido a parceria entre a Prefeitura e o Banco Mundial (Bird). Esta é uma obra de grande importância, pois seus resultados irão beneficiar cerca de 25 mil pessoas moradoras dos bairros da Coheb Sacavém, Salinas do Sacavém, Quilômetro Sete, Sacavém e Coroadinho, que após a conclusão das intervenções terão acesso a um serviço de drenagem de boa qualidade, acabando com os alagamentos que tanto prejudicam os moradores dessa região.


A obra será realizada no prazo de 20 meses e após concluída, terá aproximadamente dois quilômetros de extensão,

correspondentes às 2 etapas previstas de execução, sendo construída por trechos de canalização a céu-aberto e galerias celulares de concreto armado. Também contará com a execução de galerias tubulares de concreto armado e demais dispositivos de microdrenagem. Com estes serviços, deverão ser eliminadas as situações de risco de inundações, propiciando ainda a recuperação de áreas legalmente protegidas e de interesse ambiental. A obra, financiada pelo Bird, está orçada em pouco mais de R$ 19 milhões, precisamente, R$ 19.087.085,85 (dezenove milhões, oitenta e sete mil, oitenta e cinco reais e oitenta e cinco centavos).


O Secretário, Francisco Barros, explicou que o projeto executivo foi elaborado de acordo com as premissas básicas estabelecidas pela Prefeitura de São Luís com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, fazendo a recuperação dos acessos viários que se encontram totalmente danificados pelas águas pluviais, minimizar o risco de contaminação por doenças de veiculação hídrica, pela presença de água parada em setores urbanizados, e eliminar as áreas sujeitas ao alagamento em períodos chuvosos, devido ao transbordamento do canal existente.

Programa Bacia do Bacanga – além da obra no canal do Rio das Bicas, o Programa ainda contempla outras importantes obras e ações, como a do Canal do Coroado; capacitação de mão de obra; ações para a melhoria do turismo, como o Cluster de Turismo e o Plano de Marketing de São Luís, e tudo visando a melhoria da cidade nas suas diversas esferas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário