27 de jan. de 2012

Plano de Inovação certifica 71 novos alunos



O evento realizado na tarde de quinta-feira do dia 12/01/2012, contou com a presença de 71 profissionais residentes nos bairros do Pindorama e Anjo da Guarda, na Bacia do Bacanga, que receberam a certificação do Programa de Capacitação de Mão de Obra realizado pelo Sebrae-MA e Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe). Os profissionais foram treinados em quatro turmas executadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI para o curso de pedreiro.


O Programa de Capacitação de Mão de Obra faz parte do Plano de Inovação para Geração de Emprego e Renda, financiado pelo Banco Mundial, e que integra o Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga. A iniciativa vem sendo desenvolvida desde o ano passado pelo Sebrae e Sempe e já treinou 138 pessoas nos cursos de pedreiro e armador de ferragens. A meta, entretanto, é capacitar 1.050 profissionais residentes nos bairros instalados na área de influência da Bacia do Bacanga, em diversas áreas da Construção Civil, até o final deste ano.


O programa também prevê a inserção dos profissionais qualificados no mercado de trabalho formal, através de parcerias com instituições governamentais e privadas como as Secretarias Municipal de Planejamento (SEPLAM) e Estadual de Trabalho e Economia Solidária (SETRES), além do Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA).

Projetos – Além da capacitação de mão-de-obra local, o Plano de Inovação de Geração de Trabalho e Renda é constituído por mais três projetos. O primeiro, “Potenciais Micro e Pequenos Empreendedores da Bacia do Bacanga” está identificando, treinando e orientando 312 empresários através de consultoria empresarial focada na gestão de seus negócios e de cursos da Matriz Educacional Sebrae.

No Projeto “Parcerias Estratégicas” estão envolvidos a sociedade civil, o poder público e os empresários locais para a constituição de uma governança de sustentação da iniciativa, após as intervenções programadas.

E as ações já desenvolvidas pelo Sebrae na região, voltadas para o Meio Ambiente, estão sendo consolidadas no Projeto “Gestão Ambiental”, em consonância com a Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos.


         No evento estiveram presentes o Diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae-MA, Raimundo Nonato Corrêa, do Secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Antônio Barros Heluy, da Secretária Municipal de Planejamento de São Luís, Maria do Amparo Melo, do Secretário Municipal de Projetos Especiais de São Luis, Francisco Barros, da Diretora em exercício do Senai, Luciana Valério Leão Lima e do Presidente do Sinduscon, Alberto Mota Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário