27 de jan. de 2012

Sebrae certifica empresas treinadas e acompanhadas em Programa de Revitalização da Bacia do Bacanga



O Sebrae realizou na quinta feira, dia 26/01/2012 no Auditório Armando Gaspar às 8:30 hs a entrega dos certificados em Gestão de Pequenos Negócios para 275 microempresas, microempreendedores individuais e potenciais empreendedores que atuam nos bairros do Anjo da Guarda, Areinha, Bairro de Fátima, Bom Jesus, Coroadinho, Coroado, João Paulo, Lira, Sá Viana e Vila Nova, na área da Bacia do Bacanga. A certificação foi mais uma etapa do Plano de Inovação para Geração de Emprego e Renda, que a instituição desenvolve em parceria com a Prefeitura de São Luis, como parte integrante do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, apoiado financeiramente pelo Banco Mundial.

Desde o ano passado, 312 empresas, empreendedores individuais e potenciais empreendedores foram selecionados nas áreas de produtos alimentícios, oficinas mecânicas, artigos de vestuário e construção civil atuantes na região da Bacia do Bacanga. Durante a seleção, foram priorizados ainda empreendimentos cujos filhos dos proprietários também participam da gestão; liderados por mulheres; ou por quem possui o Ensino Fundamental Completo. Essas empresas/empreendedores selecionados receberam treinamentos da Matriz Educacional Sebrae, voltados para empreendedorismo, análise e pesquisa de mercado e planejamento financeiro, formação de preços, gestão de pessoas e da qualidade, técnicas de vendas e atendimento. Além dos treinamentos, as empresas receberam consultoria e acompanhamento especializado. “O objetivo desse trabalho foi preparar esses microempresários para atenderem a demanda da região, que não é pequena. Além das centenas de consumidores de bens e serviços que residem ou trabalham na área, a Bacia do Bacanga abriga grandes empresas que são também potenciais consumidoras de serviços e mão de obra local. Mas, para atender toda essa demanda, as empresas e empreendedores precisariam estar preparadas. Esse foi o desafio dessa etapa do Plano de Inovação”, explica um dos coordenadores do projeto e analista do Sebrae, José Cursino Raposo Moreira.



A consultora líder do projeto, Bárbara Itapary, explicou que boa parte dos selecionados são potenciais empreendedores, ou seja, profissionais autônomos que já desenvolvem suas atividades de forma informal. “Uma das nossas metas em 2012 é conscientizar essas pessoas da importância da formalização e convencê-las a legalizar seus empreendimentos”, informa.

Raio X – Antes de selecionar as empresas e profissionais participantes no projeto, o Sebrae-MA realizou uma pesquisa censitária, para levantar a situação socioeconômica da região da Bacia do Bacanga. O estudo mostrou que 68% das famílias residentes na área possuem rendimento total inferior a três salários mínimos por mês, (cerca de R$ 1.395) e 22% afirmam ganhar menos que um salário mínimo. Os assalariados correspondem, aproximadamente, a 40% do total. O número de desempregados chega a 16,6% dessa população.

“O Plano de Inovação visa o aumento do nível de emprego, trabalho e renda, o incremento da economia local aliado à inserção social dos moradores da área focal do programa por meio da qualificação profissional, da consultoria empresarial a empreendedores e da gestão ambiental. E esses foram os três aspectos que trabalhamos”, ressalta Cursino Moreira.



          Além do Projeto “Potenciais Micro e Pequenos Empreendedores da Bacia do Bacanga” o Plano de Inovação para Geração de Emprego e Renda na Bacia do Bacanga desenvolve também o Projeto de Inserção de Mão de Obra Local – que já capacitou cerca de 140 pessoas, de um total de 1.050 que serão formadas até o final do primeiro semestre em atividades da Construção Civil -, o “Parcerias Estratégicas” – que envolve sociedade civil, poder público e empresários locais em ações de sustentabilidade do projeto, e o Projeto Gestão Ambiental – com ações para gestão de resíduos sólidos de acordo com a Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário