14 de nov. de 2013

Prefeitura celebra parceria internacional na área de saneamento básico

Secretário articula parceria com Universidade Holandesa
São Luís será objeto de estudo de caso para projeto de pesquisa na área de saneamento básico. Articulada entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e o circulo acadêmico da Holanda, a iniciativa será realizada pela Universidade de Viçosa (MG) e pela NHL - Universidade de Ciências Aplicada, da cidade holandesa de Leeuwarden.  Durante dois anos, equipes das duas instituições vêm para a capital para fazer a coleta dos indicadores de saneamento do município e apresentarão propostas para soluções dos problemas, por meio de modernas e adequadas técnicas de engenharia sanitária.

Para embasar os estudos das instituições, nesta sexta-feira (15), a superintendente de Planejamento Estratégico da Semmam, Luane Lemos, embarca para Leeuwarden, onde apresentará o diagnóstico de São Luís em termos de saneamento e abastecimento de água. “Fomos convidados para ir à Holanda, pela NHL, que tem um convênio com a Universidade de Engenharia Civil de Viçosa para projeto de pesquisa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal”, explicou.

Segundo ela, por meio do convênio, foi firmado um intercâmbio entre os estudantes de ambos os centros de ensino, com o objetivo de fazer análises das novas tendências em engenharia sanitária. Duas equipes de alunos de Viçosa, formadas por três alunos cada uma, permanecerão por um ano na Holanda, durante dois anos alternados. “Os estudantes holandeses também virão para o Brasil para promoverem pesquisas, na Universidade de Viçosa”, completou Luane Lemos.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Maia, ressaltou que o município terá acesso a todos os resultados da pesquisa e aos indicadores fornecidos. “Após a conclusão da pesquisa, eles irão propor soluções a curto, médio e longo prazo para o saneamento de São Luís. Na América Latina, apenas outras duas cidades, localizadas no Chile e na Colômbia, foram selecionadas para participar do projeto. No Brasil, fomos a cidade escolhida para contemplar o projeto”, declarou Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário