18 de nov. de 2013

Prefeitura qualifica servidores para uso do mapa socioeconômico

Treinamento é voltado para 30 servidores municipais de 16 secretarias
A Prefeitura de São Luís promove nesta semana treinamento para 30 servidores municipais de 16 secretarias que serão capacitados para operacionalização do mapa socioeconômico do município. A ferramenta será responsável por concentrar as informações e dados relativos a diversas pesquisas de cunho social e econômico da cidade. O treinamento, realizado no Núcleo de Computação Aplicada (NCA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), segue até sexta-feira (22).

Os preparativos para o uso do mapa socioeconômico marcam o início da implantação do Departamento de Informação e Inteligência Econômica (DIIE), previsto no conjunto de ações do Programa Bacia do Bacanga desenvolvido pela Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe). A ferramenta tem como objetivo o fortalecimento da gestão municipal e o desenvolvimento econômico local.

Depois de finalizada a implantação do DIIE, o setor será gerido e operacionalizado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan). O Departamento terá como função a atualização constante das informações que alimentarão o Portal Socioeconômico do Município, que já está em fase de conclusão.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pela Fundação Sousândrade que, através de docentes da UFMA e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fez uma atualização do mapa socioeconômico do município, que não sofria alterações desde 2008, e também foi responsável pela criação do site que abrigará as informações pesquisadas.

 “O cidadão não precisará pesquisar diversos sites e instituições em busca de dados sobre a cidade. Bastará o acesso a esse site que todas as informações estarão lá, disponíveis e atualizadas, servindo de pesquisa não apenas para a administração municipal, mas para qualquer pessoa interessada em entender a situação em que o município se encontra, sob diversos ângulos, como: educacional, de saúde, econômico entre outros”, explica a assessora de elaboração e análise de projetos, Laura Carneiro.

O treinamento para uso do mapa socioeconômico foi iniciado nesta segunda (18) e a partir da terça-feira (19) será voltado para a análise de dados. A capacitação está ocorrendo com foco nos servidores que estarão diretamente envolvidos com o DIIE e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid).

DIIE

O Departamento da Informação e Inteligência Econômica (DIIE) terá como objetivo sistematizar e difundir as informações, mantendo-as atualizadas. O trabalho desenvolvido pela Seplan será realizado em parceria com as demais secretarias municipais. Cada secretaria será responsável pela alimentação do departamento com dados e informações relevantes. A vantagem é que o procedimento ocorrerá num intervalo de tempo menor do que o utilizado por instituições que trabalham com estatística, e necessitam de um tempo maior para conclusão das pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário