18 de mar. de 2011

Grupo Executivo DEL coloca em prática suas primeiras iniciativas



O Grupo Executivo responsável pelo Plano de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), se reuniu nesta quarta feira (17), no auditório da Secretaria de Planejamento (Seplan) para apresentação e encaminhamento das cinco iniciativas previstas.

Iniciativa 1: Inteligência da Informação Socioeconômica de São Luís
O Grupo responsável por esse iniciativa diagnosticou como atividades emergenciais a definição da equipe da municipalidade que ficará dedicada ao projeto e atualização do mapa socioeconômico de São Luís (http://sempe.com.br/mapasl). Além disso, a municipalidade ficou responsável em contratar consultoria para potencializar o mapa socioeconômico (novas ferramentas) e treinar a equipe.
Participantes:
SEPLAN, SEMPE, CORECON/MA, ICE/MA, SEBRAE/MA, UFMA

Iniciativa 2: Qualificação profissional do trade turístico de São Luís
A idéia do grupo é desenvolver os projetos liderados pela Secretaria de Turismo. Dentre eles estariam: Orla de Todos, Sabores do Caranguejo, Comedoria de Mercado, São Luis Gourmet, Taxista Anfitrião, Banca Anfitriã e Frentista Anfitrião.
O principal objetivo é contribuir com a melhoria da qualidade na prestação dos serviços turísticos de São Luís, por meio da promoção de capacitação profissional com enfoque na área de transporte, qualidade no atendimento, recepção turística, alimentos e bebidas, cerimonial, etiqueta e protocolo.
Participantes:
SETUR, SEMPE, Banco do Brasil, São Luís Convention & Visitors Bureau

Iniciativa 3: Programa de apoio a qualificação de mão de obra local
O grupo defendeu que a formação e qualificação de recursos humanos é um fator estratégico e transversal ao processo de desenvolvimento socioeconômico de São Luís. Ficou decido pela definição do perfil da mão-de-obra por segmentos empresariais mais promissores. Explicaram também sobre a necessidade de articulação com as Universidades, Bancos (BB, BASA e BNB), Governo do Maranhão, Sindicatos, Sistema S e empresas líderes, e delinearam o programa para atuar em três eixos: (I) Capacitação de mão de obra para atender a projetos implantados ou em implantação; (II) Certificação de profissionais existentes no mercado de trabalho utilizando recursos do Programa Rede Certificadora do Governo Federal – MEC/MT; e (III) Fomento ao empreendedorismo para fortalecimento dos clusters potenciais.
Participantes:
SEMPE, IFMA, Petrobrás, SEBRAE/MA e FIEMA.




Iniciativa 4: Programa Municipal de Desenvolvimento de Fornecedores e Compras Governamentais
O grupo enfatizou o potencial de mercado por parte das grandes empresas, do consumo doméstico local e Governo.
O Programa definirá a matriz do mercado governamental, contemplando, dentre outros segmentos: merenda escolar, fardamento e material de expediente para fornecimento ao governo e feitos por pequenas empresas, capacitação através de programa de treinamento e consultoria para Micro e Pequenos Empreendedores e novos cursos e realização de rodadas de negócios com mercado.
Essas ações envolveriam bancos de fomento para atuarem na ação, como: Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e Banco do Brasil.
Participantes:
SEPLAN, FIEMA, SEBRAE/MA, ACM, SINC/MA e CDL

Iniciativa 5: Zoneamento do Distrito Industrial de São Luís e incentivos municipais
A Iniciativa “Parque Industrial de São Luís” estava muito grande, por isso o grupo reduziu o escopo da iniciativa para “Revisão e adequação do Zoneamento do Distrito Industrial de São Luís e Incentivos Municipais”. Para realização dessa ação a SINC/MA apresentou no dia 15/03 a proposta de zoneamento do distrito industrial de São Luís para a equipe da municipalidade (INCID), que ficou de analisar a proposta, que após consenso deverá proceder estudos e ações legais para o novo zoneamento da área.
Participantes:
INCID, SEPLAN, SEMPE, SINC/MA, FIEMA, Banco da Amazônia.

Ao final das apresentações os grupos se comprometeram a buscar novos parceiros para ampliar e garantir a realização de cada uma das ações, sejam as de curto ou médio prazo, garantindo que mudanças governamentais não interfiram nas iniciativas.

Um comentário:

  1. Srs., boa tarde!

    Quando teremos o mapa socioeconômico atualizado?
    As informações deste mapa são de grande importância para a sociedade.

    ResponderExcluir