8 de mar. de 2011

Sempe e Seplan se unem a parceiros para execução do Plano de Desenvolvimento Econômico Local



A Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe) em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), organizaram uma reunião na manhã dessa terça feira (22), no auditório da Seplan, para apresentação do sexto relatório do Plano de Desenvolvimento Econômico Local de São Luis (Plano DEL), que tem como meta delinear diretrizes e ações para fortalecer a economia da cidade.

O Plano DEL já vem sendo desenvolvido pelo poder público municipal, em parceria com a iniciativa privada e terceiro setor desde junho de 2010, quando as empresas consorciadas, Economic Competitiveness Group (ECG) e Grupo Máquina da Notícia, entraram como facilitadoras desse processo. A reunião foi mais uma oportunidade de discussão e debate entre o Grupo Executivo DEL e convidados.

Após essa apresentação, que reuniu diversos segmentos da sociedade, as primeiras iniciativas foram traçadas e serão executadas no curto prazo, visando a melhoria da cidade no longo prazo, com o compromisso, dos atores presentes, em fazer uma São Luís mais sustentável até 2025.

Dentre as cinco iniciativas apresentada está a criação de um Observatório Econômico, para realizar um trabalho de consolidação, análise e publicação de informações sobre a economia local e regional, por meio do desenvolvimento de uma base de dados e indicadores setoriais, a Qualificação do Trade Turístico (negócios ligados ao setor de turismo), a consolidação de um Parque Industrial em São Luís, a implantação de um Programa Municipal de Desenvolvimento de Fornecedores e Compras Governamentais e a criação de um Fundo Municipal de Capacitação.

A Secretária de Planejamento, Dra. Maria do Amparo, defendeu que “essa iniciativa deverá ser realizada pelos diversos setores da sociedade, pois busca construir uma São Luís melhor para futuras gerações”.

Cursino Moreira, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Ted Lago do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), deixaram claro que aquelas ações que foram discutidas buscariam resultados imediatos e também de longo prazo, pois a semente que nascia ali ainda seria abraçada por outros, além dos presentes, que futuramente dariam continuidade ao trabalho, já que as propostas eram realistas e possíveis de execução.



Nenhum comentário:

Postar um comentário