14 de mar. de 2011

Plano de Saneamento Básico de São Luís está na fase final do diagnóstico

O Programa Bacia do Bacanga contempla a elaboração de um Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico de São Luís. Este plano está sendo realizado pelo consórcio formado pelas empresas Hidraele e Esse Engenharia, que iniciou os trabalhos em dezembro de 2010 e deve ser finalizado em maio de 2011.

O principal objetivo do Plano Integrado de Saneamento Básico é planejar ações que possam melhorar a qualidade dos serviços prestados em quatro vertentes:

· Abastecimento de água;

· Esgotamento Sanitário;

· Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos;

· Drenagem e manejo de águas pluviais.

Em conversa recente com a consultora de comunicação do programa, Isabela Martins, o engenheiro da Esse, Antonio Dias, afirmou que o trabalho já está em fase de finalização do diagnóstico da situação física dos sistemas e da prestação dos serviços e que paralelamente já se inicia a análise das demandas e alternativas encontradas a partir do diagnóstico dessa situação.

Quando perguntado sobre o maior desafio na elaboração do Plano, ele afirma ser a coleta das informações que não estão registradas. “Durante a coleta dos dados sentimos dificuldade de materiais documentados. As informações que existem são passadas por pessoas que já trabalham naquela área a muitos anos, mas nada físico, o que dificulta o trabalho”, garantiu o engenheiro.

Nas próximas semanas as empresas consorciadas Hidraele e Esse Engenharia devem fazer as primeiras apresentações sobre o diagnóstico levantado na fase inicial do trabalho e na oportunidade apresentarão informações precisas sobre os maiores desafios que a cidade irá enfrentar para melhorar o saneamento básico do município.

Um comentário:

  1. Kátia Rossana22/03/2011, 09:33

    É um imenso prazer saber que podemos contar com o apoio e as ações deste tão renomado Engenheiro na área de saneamento de São Luis. O Sr. Severiano, é uma sumidade neste assunto. Parabéns.

    ResponderExcluir